Ervas e Especiarias



Alecrim
Família: Ervas
Usos: Sopas, molhos, assados, cozidos, legumes, carne bovina e aves.
Descrição: Da região de Provence, na França, o Alecrim é uma erva de aroma apurado. Um ótimo tempero para pratos leves como peixes e vegetais. Fica ótimo se misturado ao alho para temperar carnes e fazer marinadas.


Alho
Família: Especiarias
Usos: Sopas, massas, molhos, patês, salgados e carnes
Descrição: Base para a maioria dos pratos, o alho é um dos ingredientes preferidos dos brasileiros, e sua forma desidratada concentra todas as propriedades e qualidades. É mundialmente conhecido e indispensável na culinária chinesa, italiana e mexicana.


Bicarbonato de Sódio
Família: Especiarias
Usos: Pães, bolos, molhos, legumes e verduras.
Descrição: Muito versátil, o Bicarbonato de Sódio pode ser utilizado de diversas maneiras: como uma opção para o fermento, como neutralizador da acidez dos molhos e pastas de tomate, além de ser utilizado no cozimento de verduras e legumes para realçar suas cores natuarais.



Canela
Família: Especiarias
Usos: Bebidas quentes ou frias, carnes, tortas doces, mingau, biscoitos, sorvetes, frutas e compotas.
Descrição: Ligeiramente doce e de fragrância característica, a canela é uma das mais populares especiarias vindas do Oriente. Seu sabor ressalta o gosto de vegetais e frutas, além de ser um complemento perfeito para o chocolate. A canela em pau é muito utilizada para adicionar sabor em bebidas como café e chocolate quente. Deve-se evitar acrescentar a canela em líquidos ferventes, para evitar que fiquem viscosos e que a canela perca o sabor.


Coentro
Família: Especiarias
Usos: Sopas, picles, e assados de porcos e peixes
Descrição: O coentro é muito utilizado na culinária baiana, e tem um sabor forte e aroma intenso. Adicione no início do cozimento para liberar melhor seu aroma e sabor. O Coentro também é muito utilizado na cozinha mexicana.



Colorífico
Família: Condimentos
Usos: Arroz e carnes.
Descrição: Muito utilizado na culinária brasileira, o Colorífico é ótimo para decorar pratos. Tem uma coloração avermelhada proveniente do Urucum, que proporciona um visual mais convidativo aos pratos.



Cominho
Família: Especiarias
Usos: Cozidos, refogados, carne moída, repolho e feijão.
Descrição: Com sabor forte e característico, o Cominho deve ser usado com cuidado para não encobrir o sabor dos pratos. Para aproveitar ao máximo, adicione no início do cozimento, de forma que irá libertar e acentuar melhor seu sabor. Muito usado na culinária baiana e mexicana, em pratos típicos como o Chilli con Carne e Fajitas.




Cravo da Índia
Família: Especiarias
Usos: Doces, batidas, frutas e carnes
Descrição: O Cravo da Índia é uma planta originária do arquipélago de Molucas e hoje já é produzido aqui no Brasil também. Adiciona um toque de profundidade aos pratos, principalmente doces, além de ser ingrediente obrigatório para dar sabor a infusões, caldas e compotas. Durante as festividades juninas, não pode faltar no preparo do quentão e do vinho quente.



Cúrcuma
Família: Especiarias
Usos: Vegetais, frangos, molhos, peixes brancos e dá uma cor especial ao arroz do dia a dia.
Descrição: A cúrcuma é uma raiz de coloração amarela-alaranjada, também conhecida como açafrão-da-terra. Apesar do nome, tem um gosto amargo e não deve ser utilizada como substituta do Açafrão. Indispensável no preparo do Curry, a cúrcuma adiciona um toque especial em receitas tipicamente Indianas e Asiáticas.



Curry
Família: Condimentos
Usos:  Carnes de frango, cordeiro, frutos do mar, ovos.
Descrição: Curry é uma mistura de ervas e especiarias típica da culinária indiana, e é também conhecido por Masala. De sabor forte e marcante, é ideal para o preparo de molhos e marinadas. Uma dica é acrescentar curry e azeite aos legumes para um sabor diferenciado.



Dill
Família: Ervas
Usos: Peixes, omeletes, queijos e aves.
Descrição: O dill é um ingrediente muito utilizado na culinária escandinava e alemã. Suas folhas têm sabor delicado fresco. Um ótimo complemento para molhos de base branca e ao salmão.



Erva Doce
Família: Especiarias
Usos: Bolos, frutas, pães, biscoitos e peixes.
Descrição: Pode ser usada inteira ou moída, e a melhor maneira de acentuar seu sabor é tostá-la antes de adicionar às receitas. Frequentemente utilizada em receitas doces, é também uma ótima opção para ser adicionada a pratos com carne, como almôndegas, para dar um toque italiano aos pratos. Além disso, a infusão da Erva Doce resulta em um delicioso chá consumido em todo o Brasil.



Estragão
Família: Ervas
Usos: Saladas, peixes, molhos, carnes e suco de tomate
Descrição: O Estragão é conhecido por seu aroma avinagrado. Pode ser utilizado na preparação de maioneses, molho tártaro e mostarda. Dê um toque especial nos pratos com peixes, aves, carneiros e vitelas, adicionando um sabor característico.



Gengibre
Família: Especiarias
Usos: Doces, massas folhadas e bebidas quentes.
Descrição: Muito utilizado no oriente, o gengibre tem sabor forte característico. Apesar de ser conhecido como uma especiaria ideal para pratos doces, também fica ótimo em pratos salgados, como aves e carnes de porco. Além disso, é ingrediente indispensável no quentão no período de festas juninas.



Louro
Família: Ervas
Usos: Molhos, feijão, feijoada, arroz, carne bovina, cremes, assados, peixe e no cozimento de legumes e verduras.
Descrição: Na Grécia antiga o louro era utilizado como uma coroa aos vencedores. Hoje as folhas de louro são indispensáveis na culinária caseira. Colocadas durante o preparo de pratos como arroz, feijão e molhos, devem ser utilizadas na marinada ou no início da cocção junto com algum líquido para liberar melhor o sabor. Deve-se retirá-las antes de comer, pois são usadas para transmitir o sabor, e quando ingeridas têm sabor forte e amargo.




Manjericão
Família: Ervas
Usos: Molhos, massas, carnes, peixes e frutos do mar, legumes, queijos e ovos.
Descrição: Com sabor e aroma extremamente característicos, o Manjericão é tempero quase obrigatório da culinária Italiana, casa perfeitamente com tomates e massas. Além disso, também é muito usado na culinária Tailandesa e para complementar seu sabor, a Manjerona, Alho, Orégano e o Tomilho são ótima pedida.



Manjerona
Família: Ervas
Usos: Molhos, massas, omeletes, saladas, carne moída e peixes.
Descrição: Da mesma família que o orégano, porém o sabor é mais suave e fragrância atraente, características que fazem da Manjerona uma erva compatível com quase todos os pratos. Outras ervas que complementam a Manjerona são: Manjericão, Dill, Tomilho e Salsa.



Mostarda
Família: Especiarias
Usos: Saladas, molhos e recheios de carnes, porco e peixes.
Descrição: Seja em grão ou em pó, a Mostarda é um excelente condimento para ressaltar o sabor dos alimentos. Quando a finalidade é temperar carnes, acrescente apenas ao final do cozimento, sem deixar ferver. Ótimo complemento para o Orégano e Páprica.



Noz Moscada
Família: Especiarias
Usos: Carnes, molho branco, legumes, suflês, sopas, frutas, doces e bebidas a base de chocolate
Descrição: Com sabor quente e levemente picante a Noz Moscada adiciona aquele toque especial aos pratos. Por ter um sabor tão característico, deve-se adicionar aos poucos para evitar que se sobressaia ao prato. Experimente acrescentar antes de servir para liberar seu aroma marcante e sabor. Ë popular na Itália e Holanda, além de ser ótimo complemento para receitas de bolos e biscoitos.



Orégano
Família: Ervas
Usos: Massas, pizzas, saladas, queijos, sopas de legumes e frutos do mar.
Descrição: Clássico da culinária italiana, tem um sabor forte e aromático. Para acentuar suas propriedades o ideal é que seja utilizado no início do preparo ou esfregar suas folhas antes de adicionar.



Páprica Doce
Família: Especiarias
Usos: Peixes, canapés, carnes, sopas, frangos, legumes, batatas e ovos mexidos
Descrição: A Páprica é bastante frequente nas culinárias húngara, espanhola, alemã e austríaca. Pode ser Picante, que deixa um sabor característico e marcante, ou Doce, com um sabor mais neutro e é uma ótima opção para usar como ornamento colorido para qualquer comida de cor clara. Em ambos os casos, a Páprica é perfeita para usar como complemento de qualquer comida salgada e deve ser adicionada sempre ao final do cozimento.



Páprica Picante
Família: Especiarias
Usos: Peixes, canapés, carnes, sopas, frangos, legumes, batatas e ovos mexidos.
Descrição: A Páprica é bastante frequente nas culinárias húngara, espanhola, alemã e austríaca. Pode ser Picante, que deixa um sabor característico e marcante, ou Doce, com um sabor mais neutro e é uma ótima opção para usar como ornamento colorido para qualquer comida de cor clara. Em ambos os casos, a Páprica é perfeita para usar como complemento de qualquer comida salgada e deve ser adicionada sempre ao final do cozimento.



Pimenta do Reino Branca
Família: Pimentas
Usos: Peixes, frangos, carne de coelho, maioneses e sopas claras.
Descrição: Provenientes do gênero de plantas Capsicum L. - que tem como variedades mais conhecidas as doces: pimentões; e as picantes que são as pimentas propriamente ditas - as pimentas têm o nível de picância de cada variedade medido através de uma escala chamada Escala de Scoville. A Pimenta Branca é a pimenta-do-reino sem casca, retirada pela maceração após ficar de 8 a 12 dias em água corrente depois submetida à secagem. Com aroma marcante e sabor mais suave que a Pimenta do Reino Preta, pode ser usada em qualquer prato salgado.




Pimenta do Reino Preta
Família: Pimentas
Usos: Saladas, carnes, massas, molhos, sopas.
Descrição: Provenientes do gênero de plantas Capsicum L. - que tem como variedades mais conhecidas as doces: pimentões; e as picantes que são as pimentas propriamente ditas - as pimentas têm o nível de picância de cada variedade medido através de uma escala chamada Escala de Scoville. A Pimenta Preta é a pimenta-do-reino com casca, colhida após seu amadirecimento e submetida à secagem, o que caracteriza o aspecto enrugado dos grãos. De todas as variedades da pimenta-do-reino, é a que tem sabor mais marcante e forte. É considerada um tempero universal, e pode ser utilizada em diversos pratos, de doces a salgados.




Pimenta Calabresa
Família: Pimentas
Usos: Molho de tomate, carnes e aves.
Descrição: Provenientes do gênero de plantas Capsicum L. - que tem como variedades mais conhecidas as doces: pimentões; e as picantes que são as pimentas propriamente ditas - as pimentas têm o nível de picância de cada variedade medido através de uma escala chamada Escala de Scoville. A Pimenta Calabresa é extremamente picante por ser obtida da secagem da pimenta dedo-de-moça. É indispensável no molho tipo arrabiata e receitas típicas baianas.




Pimenta da Jamaica
Família: Pimentas
Usos: Carnes, conservas de legumes, berinjela, cenoura e patês.
Descrição: Seu nome em inglês é Allspice, nâo é a toa: versátil e bem aromática, tem um fundo de cravo, canela e noz-moscada, resultando em um sabor levemente adocicado, pode ser utilizado em receitas doces e salgadas.




Salsa
Família: Ervas
Usos: Massas, assados e farofas.
Descrição: A Salsa tem um aroma suave e agradável, mistura-se bem com todas as outras ervas. Adicione diretamente a molhos, assados, molhos para saladas e manteiga derretida para dar um toque diferente. Rico em vitaminas A e C.




Sálvia
Família: Ervas
Usos: Frutos do mar, carnes, purês e canapés à base de queijo.
Descrição: Uma das ervas mais populares nos Estados Unidos, a Sálvia é conhecida principalmente por acentuar o sabor de frutos do mar. Deve ser usada com moderação e adicionada aos pratos aos poucos para evitar que ela ofusque o sabor do alimento. Também muito utilizada para rechear carnes.




Tomilho
Família: Ervas
Usos: Carnes, recheios de frango, maionese, legumes e molho de tomate.
Descrição: O Tomilho é comumente utilizado na mistura de temperos, é inclusive o principal ingrediente do famoso Bouquet Garni. Usa-se para rechear diversas carnes. Combina com qualquer mistura de Orégano, Alho, Sálvia, Alecrim ou Manjericão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário