quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bolo de Noiva

INGREDIENTES:
 
3 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
3 3/4 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de manteiga
1/2 xícara de chá de vinho do Porto
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de sopa de fermento químico em pó
300g de ameixas bem picadas
300g de frutas cristalizadas picadas
150g de passas brancas
150 g de passas pretas
6 ovos
1 pitada de cravo triturado e peneirado
Noz-moscada e canela em pó a gosto
 

Glacê Mole:
2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
3 claras

Glacê Duro:
8 xicaras de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão
4 claras

 
 
MODO DE PREPARO:

Deixe as passas de molho em meia xícara de vinho do Porto de um dia para o outro. Bata três claras em neve e reserve as gemas. Em outra tigela, bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos ou até ficar esbranquiçado. Junte os ovos e as gemas reservadas e bata até ficar homogêneo. Misture delicadamente as claras em neve. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela. Em seguida, a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar. Junte as ameixas e as frutas e misture. Adicione o conhaque e o vinho do Porto com as passas e misture. Aqueça o forno em temperatura média. Forre as fôrmas com papel manteiga e unte com bastante manteiga. Polvilhe farinha e divida a massa entre as duas fôrmas. Asse por 55 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar.

Glacê Mole:
Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar.

Glacê Duro:
Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa que ainda gruda nas mãos. Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar.

Montagem:
Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole. Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira. Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo. Com as mãos molhadas com água, alise a cobertura e emende os pedaços de glacê. Reserve a sobra da cobertura. Coloque as sobras de glacê em uma tigela e acrescente 1 clara. Mexa até obter uma mistura homogênea.

Finalize a decoração do bolo com o saco de confeitar ou moldando pequenas flores com a mistura.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário